Tuesday 12 May 2009

proposta de trabalho


Sobre a INTUIÇÃO

Em uma aula de história do teatro há 10 anos ouvi uma história engraçada. Desculpem me mas não lembro os nomes dos protagonistas, quem souber por favor contribua deixando aqui seu comentário. Conta a lenda que:

Um cenógrafo muito conhecido trabalhando em um projeto de um diretor mais conhecido ainda, orgulhoso de seu trabalho lhe apresenta a maquete do cenário. Um projeto conceitual, moderno, intrigante... Depois de ouvir toda a explanação o diretor pergunta: “E os atores entram onde?”

Na época achei engraçado. Como o cenógrafo pôde ignorar este “detalhe”?

Anos depois, Rita Benitez, figurinista deste processo, revela que criou figurinos e estava a procura de um escritor que escrevesse para eles, que desse vida à suas personagens.

Por amar iluminação, por vezes me peguei criando cenas estimulada por uma ambientação criada pela luz.

E o questionamento cresceu...

- Por que os cenógrafos, figurinistas, iluminadores estão sempre trabalhando em função da pesquisa de outros criadores (leia-se atores, diretores e dramaturgos)?
- Quanto da pesquisa pessoal desses artistas é utilizada e conhecida e o quanto eles podem estimular os processos dos outros criadores, tanto quanto um quadro de Picasso, um poema de Neruda, a música de Vivaldi ?

É POSSÍVEL UM ESPETÁCULO SER GERADO A PARTIR DE UM PROJETO DE LUZ, DE UM CENÁRIO OU FIGURINO?

E nasceu nossa organização de trabalho. Cada novo projeto pode ser proposto por um dos artista de uma das áreas da criação de arte.

Neste primeiro trabalho não fugimos à regra, a montagem partiu do texto “A drOmática comédia circense” (nos lançamos com uma certa margem de segurança), mas cada artista Intuição traz a sua leitura sobre a obra e apresenta para os Dromáticos (como o elenco se denomina) e para a diretora Bete Dorgam.

Neste blog relato essa experiência e nossas dúvidas, descobertas, testes...

Experimentação. Essa é a nossa proposta.

E nosso desejo é que o resultado seja tão rico quanto o processo.

No comments:

Post a Comment